segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fotógrafo convidado - Luís Quinta


Luis Quinta
Aos 14 anos iniciou os seus passeios submarinos em Sesimbra e em 1988 fez as suas primeiras fotografias subaquáticas. Desde então, mergulhou por todo o país, desde as remotas Ilhas Selvagens no Arquipélago da Madeira até à distante Ilha do Corvo nos Açores. Conhece a costa continental de Norte a Sul e já desceu todos os montes submarinos portugueses. Ao longo dos 20 anos de carreira publicou mais de um milhar de artigos, reportagens e trabalhos fotográficos na imprensa nacional e no estrangeiro. No ambito das revistas de natureza, publicou imagens na BBC Wildlife Magazine, Terre Sauvage, Geo, National Geographic Magazine - PT entre outras.
Além dos jornais e revistas publicou ainda várias imagens em livros, quer em Portugal, quer no estrangeiro.Colabora com diversos Museus e Universidades.Colaborou fotograficamente com diversas organizações ambientalistas, como por exemplo, World Wildlife Fund, World Conservation Society, Greenpeace, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, Liga para a Protecção da Natureza, entre outras.Fundou e dirigiu a revista Mundo Submerso desde 1996 até Nov.2007.Participou em inúmeros concursos de fotografia onde obteve diversos lugares de grande destaque.Recebeu o primeiro prémio na categoria de Reportagem Submarina no Festival Mundial de Imagem Submarina do Mundo, em Antibes (França) em 1993.Os Correios de Portugal tem usado algumas imagens de Luis Quinta nas suas produções filatélicas.
Em Novembro de 2004 foi homenageado pelo Governo Português pelo seu trabalho na área da fotografia subaquática, sendo designado um dos "Novos Heróis do Mar".
Em 2009 integrou o "Dream Team" de fotógrafos de natureza, no maior projecto de fotografia sobre o mundo natural - Wild Wonders of Europe.
Em 2009 é convidado para membro do International Environment Photographers Association tendo participado em diversas exposições no Japão.Tem exposto em Portugal e um pouco por todo o mundo, algumas das suas fotografias em exposições colectivas e individuais.Tem leccionado fotografia, quer no âmbito subaquático, quer na área de vida selvagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário